Contato

Contatos:
Whatsapp: 16 98264 0748
e-mail: pedrin_lopes@hotmail.com

Facebook:
https://www.facebook.com/artesanatosnaturais

Site:

quinta-feira, 6 de março de 2014

Introdução...

Flautas e Bansuris: História

"A flauta é instrumento musical de sopro da família das madeiras formado por um tubo oco com orifícios. É um aerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, emite som. Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos. De acordo com o sistema de classificação de instrumentos a flauta é classificada como um instrumento de sopro. A pessoa que toca flauta é chamada de flautista. 


Além da voz, as flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais. Existem flautas conhecidas datadas de 40.000 a 35.000 anos atrás, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Essas flautas demonstram uma tradição musical que se desenvolvia desde os primórdios da presença humana moderna na Europa.
Aristóteles fez a seguinte declaração sobre o instrumento: "Nós escutamos uma canção na flauta com mais prazer do que na lira, pois o canto da voz humana e a flauta se misturam bem por causa da suas correspondência e simpatia, um e o outro se animam pelo vento!"

Bansuri

"A palavra "bansuri" tem origem na junção das palavras "Bans" que significa Bambu e a palavra "Sur" que significa melodia. Existem duas variedas de bansuris. Uma tocada transversalmente e outro tocada com bisel como a exemplo da Flauta Doce. Por conta das possibilidades superiores da bansuri transversal, como dinâmica do som e controle, ela é a preferida na música clássica indiana.
Foi o indiano Pannalal Ghosh (1911–1960) quem trouxe a bansuri da sua tradição eminentemente folclórica e popular para o mundo erudito. ele foi o responsável pela experimentação de diversos tamanhos de bansuris com diversas tamanhos de furos até encontrar as medidas mais adequadas para a música clássica indiana.
A música indiana é tocada em três oitavas. Mandra (grave), Madhya (média) e Taar (aguda) , com ornamentações como o glissando e o tremolo.
Como os outros instrumentos de sopro, o som da bansuri é gerado pela ressonância do ar que é soprado. Esta ressonância é alterada ao abrir e fechar os furos existentes no corpo da flauta de maneira sequencial. Para se conseguir uma oitava superior na bansuri basta assoprar com o dobro da quantidade de ar que na oitava mais baixa, ou seja, assoprar mais forte."


Nenhum comentário:

Postar um comentário